Cronotacógrafos / INMETRO

Cronotacógrafos / INMETRO

A Cia dos Tacógrafos é uma empresa que representa dois importantes segmentos do mercado automobilístico. Dentre eles a iniciativa privada, VDO e/ou CONTINENTAL e o órgão público responsável pela regularização dos instrumentos de cronotacógrafos, INMETRO.

Somos Posto Credenciado pelo Inmetro para realizar a certificação de cronotacógrafos conforme as exigências da Lei n°9.503/1997, INMETRO.

  • Certificação de tacógrafos junto ao INMETRO;
  • Selagem de tacógrafos;
  • Ensaio Metrológico.

Somos  Posto Autorizado VDO/Continental, líder mundial no mercado de tacógrafos.

  • Manutenções e reparos tacógrafos;
  • Comercializamos Tacógrafos e velocímetros VDO;
  • Comercializamos peças Genuínas VDO.

O que é Cronotacógrafo?

Segundo o site do Inmetro, o Cronotacógrafo é o equipamento que registra, de forma simultânea, inalterável e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido, assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho e os tempos de parada e de direção.

Os veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas e os veículos de passageiros com mais de 10 lugares são obrigados pelo Código de Trânsito Brasileiro a possuir cronotacógrafo. Através dele, é possível monitorar o deslocamento do veículo.

Fonte: Inmetro https://cronotacografo.rbmlq.gov.br/legislacao

Legislação

  • Edital n°2 de 27 de novembro de 2015
    Divulgado no Diário Oficial da União em 01/12/2015, página 129.​

  • Edital n°3 de 1 de dezembro de 2015
    Divulgado no Diário Oficial da União em 02/12/215, página 154.

  • Edital n°4 de 18 de dezembro de 2015
    Divulgado no Diário Oficial da União em 24/12/2015, página 155 à 159.

  • Informativo Inmetro 120

Modelos de Tacógrafos VDO

Tacógrafo Eletrônico 1318

São comumente conhecidos como Tacógrafos Eletrônicos e, atualmente, são usados mais para o mercado de reposição por já estar mais obsoleto.

Tacógrafo Eletrônico MTCO 1390
Utilizam um velocímetro escravo para indicação de velocidade. Ou seja, o sinal sai do sensor para o Tacógrafo e, do tacógrafo para o velocímetro.

Tacógrafo Eletrônico BVDR

O BVDR é o único modelo de tacógrafo eletrônico que não utiliza disco diagrama e sim uma fita. A identificação do motorista é feita através do teclado relacionando o código do motorista ao número de registro de habilitação (CNH).

As informações registradas no Tacógrafo Digital BVDR são obtidas de duas formas: impressão em fita diagrama e download via drive USB criptografado (proteção dos dados digitais). Com um USB retiram-se as informações e os registros de velocidade, tempo, distância e RPM armazenados na memória interna do BVDR. E, pode acessar o ambiente on-line da VDO, inserir os USB e o sistema irá armazenar e gerenciar essas informações, emitindo instantaneamente relatórios completos do desempenho de sua frota.

Disco Diagrama

O disco tem como objetivo registrar, de forma contínua, o tempo, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo.  O disco diagrama, é feito de um papel especial e as informações registradas nele são aceitas legalmente como prova em caso de acidentes, denúncias de má condução do veículo e em questões trabalhistas.

Fita Tacógrafo VDO

A fita tem o mesmo principio que o disco, porém registra em forma de um gráfico horizontal, o tempo, a velocidade e distância percorrida pelo veículo. E, assim como no disco, suas informações são aceitas legalmente pela Justiça.